Em algumas estações do ano deveríamos ter um cuidado com o maior órgão do nosso corpo: a pele. Dessa maneira existem no mercado cosmético uma enorme variedade de produtos específicos para cada tipo de pele. Mas é no verão que deveríamos tomar um cuidado redobrado, porque além de perdemos mais líquido através do calor, a exposição aos raios UV normalmente são mais intensas. Assim sendo, expondo a nossa pele a condições que a tornaram mais suscetíveis ao ressecamento.
Por essa razão esse artigo nasceu para informar sobre as melhores maneiras de manter a sua pele brilhante, sedosa e hidratada.
Hidratação de dentro para fora
Decerto, todo o mundo já está cansado de escutar da importância de beber água. Porém, na realidade, colocá-lo em prática é muito mais complexo do que aparenta. Contudo a melhor maneira de manter todas funções do nosso organismo é a da ingestão de água. Ou seja, para os homens a média deveria ser de 3 litros de água diários aproximadamente, já para as mulheres 2,2 L.
Assim sendo, entre 15% e 20% da água do nosso organismo se encontra na nossa pele. Por essa razão é ideal manter o corpo sempre hidratado já que essa capacidade de reter a água se reduz com o passar dos anos. Com o intuito de contribuir para a educação da população em relação a saúde da nossa pele, um estudo francês demonstrou uma melhoria na hidratação da pele de 14% de um grupo de pessoa que beberam um litro de água mineral diariamente.
Creme hidratante, o melhor aliado de uma pele hidratada
Outra forma de manter a pele constantemente hidratada consiste no uso cremes hidratantes. Assim sendo deveríamos como um ritual, fazer usar esses produtos diariamente, principalmente nas zonas mais propícias ao ressecamento. Logo, o melhor momento para poder aplicar uma loção hidrante é justo depois de tomar banho, já que a pele ainda estará um pouco úmida e completamente limpa para uma melhor absorção das propriedades benéficas do creme em questão.
Neste sentido, as zonas onde a pele é mais grossa e também mais exposta a fricção, como: os pés, joelhos e cotovelo, deveríamos hidratá-las com mais frequência. Ou seja, nessas regiões é conveniente hidrata a pele de forma mais intensa , por exemplo com creme com alta concentração de ureia ou outro elemento emoliente da fórmula do hidratante recomendo para a sua pele.
Rejuvenescer a pele através da exfoliação
De forma natural a renovação celular ocorre diariamente e a descamação diminui de velocidade ao longo dos anos. Por esse motivo a hidratação da pele é extremamente importante porque quando ressecada provoca um aspecto seco, propício a aparição de rachaduras e rugas.
Algumas células mortas não são renovadas e, por interromper a correta comunicação intercelular, a pele se desidrata e perde densidade. Assim, se produz uma barreira que acumula toxinas e que impede uma correta oxigenação.
Escolher o produto adequado é o segredo para uma pele perfeita
De acordo com o tipo de pele, existe um produto específico e adequado. Ainda assim, entre o produto que mais funciona para a sua pele é ideal encontrar a marca que melhor funcione para você. As vezes é uma questão de paciência para provar até encontrar aquele que mais se adéque as suas necessidades e por consequência, a sua pele.
Exitem compostos que captam a água do exterior, como é o caso do sorbitol, da glicerina e da ureia. Enquanto outro previnem a perda de água por oclusão física, que é o caso da: lanolina, silicones, óxido de zinco e óleos essenciais. Sobretudo, ainda assim existe os cremes hidratantes emolientes que restauram o espaço entre as células e os extratos córneos. Exatamente como os: ácido graxos, o colesterol, o ácido hialurônico.