Alguma vez você já pensou como seria viver em um mundo sem sobremesa? Pois não faz assim tantos anos onde as pessoas não imaginavam o que viria a se tornar a confeitaria dos dias de hoje. A sobremesa faz parte da tradição sociocultural de muitos países, principalmente no Brasil.

Apesar de relacionar a ideia de sobremesa com o açúcar a sua história remonta a períodos anteriores ao consumo do açúcar na Europa. Por isso, a sobremesa é caracterizada pelos alimentos adocicados consumidos depois ou antes da refeição principal. Acompanhe esse artigo e entenda como o hábito de comer sobremesa surgiu no mundo.

Contexto histórico e como tudo começou

O registro mais antigo que relata a prática de comer um prato doce depois da refeição principal faz referência ao filósofo romano Cícero. Nesse contexto Cícero cita ter comido tubos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite. A partir daí, são vários os registros históricos que desvendam a origem da sobremesa tal como conhecemos, principalmente com a chegada do açúcar na Europa por volta do ano 900 d.C..

doce

Contudo, antes mesmo da chegada do açúcar, era um hábito comum caramelizar amêndoas e avelã com mel numa espécie de pé de moleque europeu. Além do mais foi apenas na idade média que a sobremesa passou a ser um costume de ser servida depois do prato salgado.

A evolução da sobremesa como conhecemos hoje em dia

Apesar de a idade média ser conhecida historicamente como um período bastante controverso no que diz respeito ao progresso, a gastronomia viveu uma verdadeira revolução. De fato, são muitas as particularidades e crenças daquela época que moldaram a maneira cultural como entendemos a gastronomia nos dias de hoje.

Assim, como o intuito de ostentar as suas riquezas, a nobreza fazia questão de preparar verdadeiros banquetes. Por isso, era comum esses eventos começarem com um prato caldoso para aquecer o estômago e preparar a digestão. Em seguida eram servidos os pratos mais difíceis de digerir e por último a sobremesa tornou-se um hábito comum ao mesmo tempo em que as mulheres começaram a fazer parte desses eventos.

A sobremesa no Brasil

Já no Brasil, os seus doces e sobremesa começaram a surgir desde o período colonial. Mas diferentemente da confeitaria da idade média, no Brasil abundavam as receitas que continham frutas tropicais como seus ingredientes principais.

brigadeiro

Mas a partir da crescente exploração do açúcar, a tradição culinária da confeitaria brasileira ganhou ainda mais alternativas. Agora com uma fusão das técnicas de confeitaria europeia, as caldas, compotas e frutas cristalizadas começaram a fazer parte da cultura gastronômica.

Desse modo, podemos ver uma grande influência da confeitaria portuguesa, francesa, espanhola e italiana fusionadas aos produtos nativos. O Sagu, o doce de Pequi, o chuvisco e o próprio brigadeiro são excelentes exemplos dessa influência.